Na manhã desta terça-feira (20), em Chapecó, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, assinou a ordem de serviços para o início das obras de recuperação do lote II da BR-282. Na oportunidade, ele também inaugurou as obras do primeiro trecho recuperado.
Ao todo, a rodovia foi dividida em duas partes para as obras, sendo: lote I de Chapecó a Ponte Serrada (que já está 90% concluído) e lote II de Chapecó a São Miguel do Oeste (que deve iniciar ainda nesta semana os trabalhos).
Segundo o ministro, no lote I, foram investidos aproximadamente R$ 80 milhões, com aditivos para a ligação com o contorno viário de Xanxerê e um trevo de acesso a Passos Maia. Ao todo, as obras de 77 km estão 90% concluídas e foram inauguradas na manhã desta terça-feira, aproveitando da passagem de Silveira pelo Oeste. Ainda falta a sinalização de alguns trechos.
O ministro disse que os recursos investidos na manutenção da rodovia são oriundos de um crédito suplementar, que contou com apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Verificamos no Brasil onde a gente não ia ter execução orçamentária e então conseguimos fazer um remanejamento [do valor] e conseguimos colocar mais recursos para Santa Catarina”, pontuou. “Reforçamos o orçamento de manutenção para SC”.
Lote II
Com a conclusão da primeira etapa, iniciará em breve a reforma do segundo lote, que compreende 157 quilômetros. Parte do projeto, cerca de 14 km, já está aprovado e as obras devem iniciar por Pinhalzinho, segundo o representante da pasta.
Valter argumentou ainda que, ao chegar no Aeroporto de Chapecó, ele se reuniu com a empresa responsável pelas obras, para cobrar agilidade no início dos trabalhos. “Ela [empresa] estava com a previsão de começar semana que vem, mas queremos ver se ela consegue antecipar para ainda essa semana e colocar as máquinas na pista”, articulou.
Ao todo, neste ano serão investidos R$ 18 milhões, mas a obra deve custar cerca de R$ 130 milhões. “O dinheiro que tem é possível para executar esse ano e o restante vêm em 2019, pois está em recurso de manutenção”, comentou. “Santa Catarina possui um orçamento de R$ 200 milhões para manutenção, então não vejo descontinuidade das obras. Esse recurso é exclusivamente para isso”.
O que será feito?
Neste segundo lote, segundo o ministro, será feita a restauração de todo o pavimento, com a drenagem da via e a retirada do asfalto antigo. “Foi identificado alguns pontos onde há a necessidade de alargamento [da rodovia]”, disse Valter.
Em alguns pontos será feita uma terceira faixa para possibilitar trechos de ultrapassagens e melhorar a segurança da via. Além disso, onde há travessias urbanas, serão feitas vias laterais para facilitar o fluxo de automóveis nestes pontos.
Outras rodovias
Com o remanejamento dos recursos, o ministério dos Transportes junto com o Dnit, conseguiu acelerar as obras em SC. “Estamos reforçando orçamento da BR-470 e daremos execução da BR-480. Com toda a restrição, priorizamos alguns lotes de construção e reforçamos um pouco a manutenção para poder adequar nossa malha e manter a qualidade da trafegabilidade das rodovias de Santa Catarina”, disse o ministro.
Quando questionado sobre a BR-163, ele afirma que, “é um caso bem mais complexo, pois lá tinha uma empresa fazendo o trabalho e, infelizmente, teve que ser rescindido o contrato. A empresa não reformou, foi um processo demorado e conseguimos encerrar o processo e rescisão contratual”. E continuou. “Quando estávamos prontos para licitar, houve a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de proibir o Dnit de que fizesse contratos na modalidade que vinha executando anteriormente. Tem uma ação judicial que pode possibilitar retomar essa licitação, mas em paralelo, para que não haja nenhuma descontinuidade do trabalho que está sendo feito naquela região, sabendo da importância que é a 163, o Dnit já está trabalhando também na possibilidade de fazer uma licitação para contratação de um projeto executivo para o andamento daquela obra”.
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